Segue abaixo o edital da terceira edição do Concurso Literário do Escritor Contemporâneo, concurso de contos que resultará no lançamento do livro Corações Enfeitiçados.
Grupo Ponto do Autor
Concurso Literário do Escritor Contemporâneo 2013
Informações sobre o CLEC 2013
Sobre o concurso
O CLEC foi criado pelo romancista Roberto Laaf com o objetivo de dar oportunidade a talentos estreantes na literatura nacional, garantindo-lhes a oportunidade de lançar seu primeiro trabalho literário em uma compilação séria e que atenda as expectativas do exigente público leitor.
Inicialmente promovido pelo selo editorial Alcantis com o sucesso das edições de 2011 (Equinócios de Amor) e 2012 (Amores Impossíveis), agora o CLEC foi assumido pelo Grupo Ponto do Autor, cuja direção executiva é exercida pelo próprio criador do concurso, e, em parceria com a APED Editora, promove a edição deste ano.
O concurso destina-se somente àqueles que sentem o desejo de iniciar uma carreira literária e tem por finalidade selecionar contos inéditos para a organização de uma coletânea com os padrões de qualidade admirados pelo Grupo Ponto do Autor.
Orientações importantes
Sobre o conto
O conto deve obrigatoriamente possuir abordagem romântica, e esta deve permear a sensibilidade existente no relacionamento apaixonado entre feiticeiros(as), bruxos(as) ou seres com poderes sobrenaturais e seres humanos comuns, independentemente de suas características socioculturais.
A história proposta pelo participante deve ser pungente, norteada pelos aspectos mais profundos encontrados no amor romântico entre duas pessoas que se veem diante da expectativa de viver um romance mesmo diante da diferença de suas naturezas, não necessariamente resultando em um final feliz.
Independentemente da época escolhida para a ambientação do conto, o mesmo deve ser elaborado levando-se em conta os aspectos sobrenaturais que tenham relação com o universo da bruxaria e/ou quaisquer outras características mágicas que estejam em consonância com o teor romântico/sobrenatural desejado para a coletânea.
Condições gerais do concurso
Tema/ Título da obra
Os contos devem ser elaborados em conformidade com o tema proposto pela organização do concurso, que, para esta edição, definiu que o título da obra a ser publicada pela APED Editora será: Corações Enfeitiçados.
Inscrições
As inscrições para o concurso possuem um custo de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), não havendo qualquer outro tipo de taxa a ser cobrada mesmo após a fase de avaliação dos contos ou publicação da obra.
A inscrição deve ser realizada diretamente na página do concurso:
Formas de pagamento
O pagamento poderá ser realizado via crédito bancário ou pelo sistema de pagamentos do pagseguro* com as opções de valor total no boleto bancário ou no cartão de crédito em até três vezes sem acréscimos.
* Requer que o interessado por esse sistema de pagamento tenha conta no pagseguro.
Seleção e avaliação
Para a seleção dos contos enviados serão observados os aspectos técnicos da literatura e as regras básicas de utilização da língua portuguesa, de forma que é extremamente importante que os contos estejam bem escritos e em conformidade com estas observações.
A avaliação dos contos será realizada em duas etapas classificatórias com bancas de avaliação distintas, sendo a primeira etapa de responsabilidade de uma banca a ser contratada pelo Grupo Ponto do Autor, representada por autores convidados e beta readers, e a segunda etapa de responsabilidade de banca representada pela organização do concurso, pela coautora organizadora e coordenação editorial da APED Editora.
A decisão final quanto aos contos escolhidos para compor a obra a ser publicada será soberana, não cabendo qualquer recurso por parte dos autores inscritos no concurso.
Os autores selecionados para a coletânea “Corações Enfeitiçados” ao final do concurso serão informados por e-mail sobre a seleção de seus contos, mas poderão acompanhar o avanço das etapas classificatórias a partir da página:
Lançamento
O lançamento da coletânea será realizado no dia 31 de outubro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, em local a ser definido de acordo com a conveniência dos organizadores da coletânea e do Grupo Ponto do Autor.
Despesas com transporte, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade dos próprios autores participantes (ou de seus responsáveis, no caso dos autores menores de idade), caso queiram participar da noite de autógrafos especial que será promovida pelo Grupo Ponto do Autor em celebração ao lançamento do livro.
Premiação
O CLEC não é um prêmio literário, não tem por objetivo premiar autores com troféus ou quantias em dinheiro, nem tampouco com qualquer outra forma de gratificação física ou simbólica; este concurso literário tem o propósito único de selecionar os melhores contos inscritos para a composição de uma antologia em sua temática proposta.
O autor que tiver seu conto selecionado terá a honra de figurar ao lado dos outros autores selecionados para a publicação da antologia; o autor receberá, a título de cortesia, dois exemplares da obra para que possa guardar ou presentear alguém de sua estima.
Direitos autorais
Todos os autores selecionados para a antologia receberão direitos autorais referentes à tiragem inicial de 100 exemplares encomendada pelo Grupo Ponto do Autor para o evento de lançamento, independentemente de que os livros venham a ser vendidos, sendo este valor correspondente ao percentual de 10% sobre o preço de comercialização estipulado pela editora responsável pela publicação do livro que nesta edição do concurso é a APED Editora; o valor será dividido entre todos os autores que fizerem parte da obra.
Após o lançamento, não haverá novos pagamentos de direitos autorais, pois o contrato de publicação será de “não exclusividade” do conto, tendo o autor o direito reservado de publicá-lo em outras obras sem a necessidade de autorização prévia por parte da editora.
Venda e distribuição
A distribuição para livrarias e vendas pós-lançamento caberão à APED Editora, que poderá optar trabalhar somente com vendas diretas em sua loja online, na própria página da editora, ou comercializar os livros por meio dos canais de venda com os quais tenha parceria por ocasião do lançamento da coletânea.
Todos os autores da antologia poderão comprar livros para suas próprias ações promocionais e/ou divulgacionais, caso tenham interesse, com desconto de 50% sobre o valor de capa estipulado para a comercialização do livro.
Sobre a produção da obra
Produção Executiva: Roberto Laaf
Coordenação: Vinícius de Souza
Organização: Dione Mara Souto da Rosa
Revisão de texto: APED Editora
Design e capa: APED Editora
Produção gráfica: APED Editora
Tiragem inicial
Comercialização: 100
Divulgação promocional: 22
Distribuição autores: 28
Patrocínio e Apoio
O CLEC 2013 conta com o patrocínio parcial da APED Editora, com o patrocínio institucional da loja Silociano, de recursos do romancista Roberto Laaf, além de contar com o apoio de recursos logístico e de infraestrutura da Alcantis Editora.
A autora e romântica poetisa Dione Mara Souto da Rosa é a convidada especial como coorganizadora da antologia desta edição, e também participará da comissão de avaliação selecionada pelo Grupo Ponto do Autor para o julgamento dos trabalhos.
Pré-requisitos para participação
O autor...
* deve ter nacionalidade brasileira;
* deve ser residente no Brasil;
* não pode ter obras literárias de autoria exclusiva, de qualquer natureza, já publicadas;
* com idade inferior a 18 anos deverá enviar autorização dos pais ou tutores responsáveis junto ao material de inscrição para o concurso.
O conto...
* deve ser de autoria exclusiva do autor inscrito;
* deve ser inédito em todos os meios de comunicação;
* não pode ser divulgado ao público até o término do concurso e publicação da obra.
Orientações para os inscritos (detalhes técnicos)
Especificações técnicas:
Formatação da página
Tamanho de papel: A4
Margens superior e inferior: 3 cm
Margem esquerda: 4 cm
Margem direita: 2,5 cm
Numeração de páginas: Centralizada e no topo da página
Formatação do texto
Quantidade de toques (incluindo espaços): 8000 a 16000;
Font: Courier New;
Tamanho 12;
Espaçamento entre linhas: 1,5
Considerações finais
Os autores inscritos deverão obedecer aos prazos estipulados em cada etapa do concurso a fim de que o planejamento da Coordenação de Concursos do Grupo Ponto do Autor não seja prejudicado. O não cumprimento dos prazos por parte dos autores inscritos poderá ocasionar sua desclassificação do concurso sem direito a devolução da taxa de inscrição.
Há um limite de contos estipulado para cada inscrição do autor, que poderá enviar até três contos para avaliação dos jurados do concurso, no entanto, a coletânea contará obrigatoriamente com 14 (quatorze) diferentes autores, podendo, desta forma, ter mais de quatorze contos selecionados no caso de um mesmo autor possuir dois ou três contos classificados na fase final.
Ao seguir as orientações técnicas para a elaboração do conto, o texto ficará no mínimo com seis páginas (8.000 caracteres) ou no máximo com 14 páginas (16.000 caracteres).