segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Convite de Confraternização (2015)

A Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" tem o prazer de convidar todos os seus membros  e amigos para a confraternização de fim de ano da instituição, que acontecerá no dia 01 de dezembro de 2015, a partir das 20h, no prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence (o antigo Casarão). Participe levando um prato de salgado e um refrigerante.

Venha confraternizar conosco, sua presença é muito importante!

Para mais informações envie um e-mail para casadoescritoredca@gmail.com

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Membros da Casa do Escritor publicam em antologias literárias

Livros serão lançados durante a sexta edição do evento “Livros em Pauta”

Os escritores pinhalenses Ricardo Biazotto e Madu G. R., membros da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, participarão de antologias literárias publicadas pela Andross Editora. O lançamento das antologias acontece no próximo sábado, 28, durante a sexta edição do evento “Livros em Pauta — Congresso de literatura, quadrinhos, RPG e outras mídias nerds”.

Os dois escritores terão textos publicados no livro “Marcas Eternas – Contos de Amor”, organizada por Leandro Schulai, que reúne contos românticos escritos por autores de diversos partes do país. Além disso, Madu G. R. integrará também a coletânea de poemas “Metamorfoses”, organizada pelos escritores Edson Rossatto e Marcelo Aceti.

Criado e organizado por Edson Rossatto, o evento “Livros em Pauta” contará com inúmeras atividades para leitores e escritores, profissionais ou iniciantes, entre elas bate-papos, sessão de autógrafos e debates. O evento acontece das 10h às 20h, na Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), localizada na Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, em São Paulo.

Para mais informações sobre o evento acesse www.livrosempauta.com.br.

Marcas Eternas – Contos de Amor
Sinopse: Marcas oriundas de uma época em que deixamos um tanto de nós e carregamos um pouco do outro… Consideramos algumas delas um talismã. Já outras são cicatrizes que não se curam. O que não se pode negar é que todas elas só existem porque houve um grande amor. E grandes amores merecem grandes histórias. MARCAS ETERNAS é uma coletânea com contos apaixonantes e dramas do coração, capazes de fazer você criar coragem para se declarar a quem você ama. Deixe sua marca.





FICHA TÉCNICA
Gênero: Contos/Crônicas
Editora: Andross Editora
Ano: 2015
Nº de Páginas: 352
Preço: R$20,90 (no dia do lançamento)

Metamorfoses – Coletânea de Poemas
Sinopse: Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. A frase de Lavoisier reflete o que acontece também na natureza humana, mas com um tanto a mais de complexidade: sentimentos primários como carvão recebem energia suficiente para se transformar em algo bruto, mas valioso. Cabe a poetas lapidarem-no com inspiração e empenho para trazer a você poemas brilhantes como diamantes.






FICHA TÉCNICA
Gênero: Poemas
Editora: Andross Editora
Ano: 2015
Nº de Páginas: 96
Preço: R$20,90 (no dia do lançamento)

BIOGRAFIAS
Ricardo Biazotto nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1993. Participou de várias coletâneas literárias, entre elas Amor nas entrelinhas, Ponto reverso e King Edgar Hotel, da Andross Editora, e organizou a Antologia Comemorativa de 15 anos da Casa do Escritor Edgard Cavalheiro. É colunista da revista Rosa News. Mantém o blog overshockblog. com.br.

Madu G. R. é o pseudônimo de Maria Eduarda Guariento Rissato, que nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1999. Participou das coletâneas literárias Marcas Eternas e Metamorfoses, da Andross Editora, e Antologia comemorativa de 15 anos da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro.

SERVIÇO
Livros em Pauta – Congresso de literatura, quadrinhos, RPG e outras mídias nerds
Data: 28 de novembro
Horário: das 10h às 20h
Local: FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Rua Major Maragliano, 191 – São Paulo, próximo à estação Vila Mariana do metrô)
ENTRADA GRATUITA

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Semana Edgard Cavalheiro encerra comemorações dos 15 anos da Casa do Escritor

A terceira edição da Semana Edgard Cavalheiro, evento idealizado e organizado pela Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, chegou ao fim no último domingo, 01, contando com a participação de artistas de Espírito Santo do Pinhal e região, além das presenças dos escritores Cristovão Tezza e Ignácio de Loyola Brandão, ambos ganhadores do Prêmio Jabuti. O evento encerrou as comemorações pelos quinze anos da Casa do Escritor, celebrados em junho.

A abertura das atividades aconteceu na quinta-feira, 29, com uma apresentação musical do Projeto Guri de Espírito Santo do Pinhal. No mesmo dia, mediados por Paulo Stefani Tobias, os escritores Madu G. R., Ricardo Biazotto, João Batista Rozon e Maurício Chaim participaram de uma mesa de escritores sobre a literatura em Espírito Santo do Pinhal.

Ao longo do debate, foram comentadas as dificuldades de se publicar um livro nas diferentes gerações representadas na mesa, além de temas como a literatura de modismo, a relação dos autores participantes com suas respectivas editoras e a própria inspiração para seus trabalhos literários.

Já no segundo dia do evento aconteceu o lançamento da “Antologia Comemorativa – Quinze anos da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro”. Organizada pelo escritor Ricardo Biazotto, a antologia reuniu contos, crônicas e poemas de diversos escritores pinhalenses e de autores convidados, representando a literatura dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo o organizador da antologia, “a princípio a intenção era lançar este livro apenas no formado digital, através da plataforma de escrita e leitura de e-books, Widbook. Mas aos poucos o projeto foi ganhando forma; novos escritores enviaram seus trabalhos; e, com o apoio da Sumatra Cafés Brasil, esse livro ganhou vida para que ocorresse o seu lançamento durante a Semana Edgard Cavalheiro”.

Já a principal novidade aconteceu na tarde de sábado, 31, na Escola Estadual “Profº Benedito Nascimento Rosas”. A partir de uma parceria com o Grêmio Estudantil da escola, a Casa do Escritor levou uma das atividades da Semana Edgard Cavalheiro para o projeto Escola da Família, realizando um bate-papo com a participação dos escritores Diego Carleti, Sílvio Tamaso D’Onófrio e Hugo Sales, ganhador do Prêmio Strix.

Maria Eduarda Guariento Rissato, presidente do Grêmio Estudantil, comentou sobre a importância da atividade, que considera como “a maior manifestação de literatura que já vi em minha escola, na minha comunidade”. Segundo ela, uma das principais responsáveis pela realização do evento na escola, “nas edições anteriores a Cultura e a Literatura não saíram do Theatro Avenida, mas este ano isso veio ao povo e pude ver claramente que este evento pode marcar as pessoas, transformando o ambiente e o futuro de muitas delas”.

Em entrevista, o escritor Hugo Sales, reconhecido com o Prêmio Strix por seu conto no livro “Legado de Sangue”, também comentou sobre a sua participação, destacando que “o trabalho feito pelos organizadores da Semana Edgard Cavalheiro e a união dos artistas da cidade de Espírito Santo do Pinhal, é incrível”. “Desejo que isso cresça cada vez mais, se estendendo a mais escolas, e quem sabe até outras cidades”, concluiu.

Ao longo dos quatro dias do evento aconteceram ainda apresentações teatrais com o grupo Trupeçar e Cia. Viva Arte, além de uma apresentação da Orquestra de Violeiros Crescer no Campo. Através de uma parceria com a ETEC “Dr. Carolino da Motta e Silva”, houve também apresentações dos alunos Gustavo Chavari e Leandro Ribeiro Silveira.

Ao agradecer o apoio de todas as pessoas envolvidas na organização, o presidente da Casa do Escritor, João Batista Rozon, reafirmou a dificuldade de organizar um evento como a Semana Edgard Cavalheiro. Para ele, “nem todos acordaram para sua importância na formação de futuros cidadãos e uma grande oportunidade para a cidade se destacar no turismo cultural, trazendo progresso, Cultura e Educação para todos”. Ele ainda agradeceu toda a população que participou do evento, ressaltando a “alegria dos grandes escritores que ficaram encantados com nossa cidade, nosso Theatro Avenida e nossas crianças”.