A terceira edição da Semana Edgard Cavalheiro, evento idealizado e organizado pela Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, chegou ao fim no último domingo, 01, contando com a participação de artistas de Espírito Santo do Pinhal e região, além das presenças dos escritores Cristovão Tezza e Ignácio de Loyola Brandão, ambos ganhadores do Prêmio Jabuti. O evento encerrou as comemorações pelos quinze anos da Casa do Escritor, celebrados em junho.
A abertura das atividades aconteceu na quinta-feira, 29, com uma apresentação musical do Projeto Guri de Espírito Santo do Pinhal. No mesmo dia, mediados por Paulo Stefani Tobias, os escritores Madu G. R., Ricardo Biazotto, João Batista Rozon e Maurício Chaim participaram de uma mesa de escritores sobre a literatura em Espírito Santo do Pinhal.
Ao longo do debate, foram comentadas as dificuldades de se publicar um livro nas diferentes gerações representadas na mesa, além de temas como a literatura de modismo, a relação dos autores participantes com suas respectivas editoras e a própria inspiração para seus trabalhos literários.
Já no segundo dia do evento aconteceu o lançamento da “Antologia Comemorativa – Quinze anos da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro”. Organizada pelo escritor Ricardo Biazotto, a antologia reuniu contos, crônicas e poemas de diversos escritores pinhalenses e de autores convidados, representando a literatura dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Segundo o organizador da antologia, “a princípio a intenção era lançar este livro apenas no formado digital, através da plataforma de escrita e leitura de e-books, Widbook. Mas aos poucos o projeto foi ganhando forma; novos escritores enviaram seus trabalhos; e, com o apoio da Sumatra Cafés Brasil, esse livro ganhou vida para que ocorresse o seu lançamento durante a Semana Edgard Cavalheiro”.
Já a principal novidade aconteceu na tarde de sábado, 31, na Escola Estadual “Profº Benedito Nascimento Rosas”. A partir de uma parceria com o Grêmio Estudantil da escola, a Casa do Escritor levou uma das atividades da Semana Edgard Cavalheiro para o projeto Escola da Família, realizando um bate-papo com a participação dos escritores Diego Carleti, Sílvio Tamaso D’Onófrio e Hugo Sales, ganhador do Prêmio Strix.
Maria Eduarda Guariento Rissato, presidente do Grêmio Estudantil, comentou sobre a importância da atividade, que considera como “a maior manifestação de literatura que já vi em minha escola, na minha comunidade”. Segundo ela, uma das principais responsáveis pela realização do evento na escola, “nas edições anteriores a Cultura e a Literatura não saíram do Theatro Avenida, mas este ano isso veio ao povo e pude ver claramente que este evento pode marcar as pessoas, transformando o ambiente e o futuro de muitas delas”.
Em entrevista, o escritor Hugo Sales, reconhecido com o Prêmio Strix por seu conto no livro “Legado de Sangue”, também comentou sobre a sua participação, destacando que “o trabalho feito pelos organizadores da Semana Edgard Cavalheiro e a união dos artistas da cidade de Espírito Santo do Pinhal, é incrível”. “Desejo que isso cresça cada vez mais, se estendendo a mais escolas, e quem sabe até outras cidades”, concluiu.
Ao longo dos quatro dias do evento aconteceram ainda apresentações teatrais com o grupo Trupeçar e Cia. Viva Arte, além de uma apresentação da Orquestra de Violeiros Crescer no Campo. Através de uma parceria com a ETEC “Dr. Carolino da Motta e Silva”, houve também apresentações dos alunos Gustavo Chavari e Leandro Ribeiro Silveira.
Ao agradecer o apoio de todas as pessoas envolvidas na organização, o presidente da Casa do Escritor, João Batista Rozon, reafirmou a dificuldade de organizar um evento como a Semana Edgard Cavalheiro. Para ele, “nem todos acordaram para sua importância na formação de futuros cidadãos e uma grande oportunidade para a cidade se destacar no turismo cultural, trazendo progresso, Cultura e Educação para todos”. Ele ainda agradeceu toda a população que participou do evento, ressaltando a “alegria dos grandes escritores que ficaram encantados com nossa cidade, nosso Theatro Avenida e nossas crianças”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário