Como foi anunciado na primeira reunião do ano da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", na última quarta-feira (20), dois membros se uniram e criaram um projeto de incentivo a leitura, que envolverá pessoas de várias partes da cidade: o Clube do Livro "Edgard Cavalheiro".
Depois de uma reunião para apresentar o projeto, que aconteceu em meados de janeiro e contou com a presença da imprensa e de políticos, o Clube do Livro voltou a se reunir na noite do último sábado (23), na Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence, onde foram definidos os principais detalhes do encontro que acontecerá em 23 de março. O livro escolhido para discussão foi Capitães de Areia, de Jorge Amado, já que faz parte da lista de livros que caem em alguns dos principais vestibulares do país.
Cia. das Letras - 2008 |
Jorge Amado é um dos mais importantes autores da nossa literatura. É também o autor brasileiro de ficção mais traduzido no mundo e o mais adaptado da televisão brasileira. Em 1994, a obra de Jorge Amado foi reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da literatura de língua portuguesa.
Lançado em 1937, Capitães de Areia causou polêmica na época, por isso teve alguns exemplares queimados em praça pública e foi impedido de circular no país. Mas a polêmica foi superada, e mesmo após sete décadas, o livro continua atual e encantando os leitores que foram seduzidos pelo grupo de meninos que buscam a liberdade. Com uma narrativa de cunho social, Capitães de Areia possui uma linguagem coloquial e mostra a camada oprimida da sociedade baiana, além de ser um dos principais títulos da primeira fase da carreira de Jorge Amado, fase em que era clara a preocupação social do autor.
Após ser apresentado um pequeno resumo da obra e também do autor, os idealizadores do projeto falaram sobre as regras do Clube do Livro, bem como a forma em que acontecerá os empréstimos de exemplares na Biblioteca Municipal, lembrando que o projeto tem total apoio da Diretora de Cultura e Turismo, Rosa Cavagnolli. Os membros do grupo terão uma carteirinha especial, para que assim seja mais fácil o empréstimo, bem como a leitura dos livros escolhidos para discussão.
Por fim, foi anunciado um concurso de desenho sobre Capitães de Areia. As pessoas interessadas devem elaborar um desenho que contenha uma crítica, ou cena do livro a ser discutido, lembrando que é essencial o lado técnico e inovador do trabalho, que será avaliado no dia do próprio encontro. O autor do trabalho escolhido ganhará prêmios, incluindo livros de grandes editoras brasileira.
Como citado, o encontro sobre o livro Capitães de Areia será realizado no sábado, dia 23 de março, dia em que acontecerá a discussão sobre a estrutura da narrativa, o conceito histórico, social e político da obra, bem como os personagens e outros trabalhos baseados na obra em questão. Além
do apoio do Departamento de Cultura e Turismo da cidade, o Clube do
Livro conta também com o apoio da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard
Cavalheiro", o Grupo de Debate da E. E. "Cardeal Leme", a Associação
Cultural Antônio Benedicto Machado Florence e do blog literário Over Shock.
Para mais informações, confirme sua presença no Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" através do evento no Facebook.
Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário