Confira abaixo a entrevista realizada pelo blog Over Shock, em parceria com o blog da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, com o poeta João Batista Rozon, que comenta um pouco sobre a I Semana Edgard Cavalheiro:
Foto: Ricardo Biazotto |
João Rozon - Qualquer evento cultural que não seja popular possui grandes dificuldades de se implantar, pois não há interesse do Poder Público em geral.
Ricardo Biazotto (Over Shock) - Quais foram as principais dificuldades e facilidades encontradas na organização da I Semana Edgard Cavalheiro?
João Rozon - A principal dificuldade foi a adequação entre as parcerias e o Poder Público, de um lado a necessidade de uma programação definida com prazo suficiente para uma boa divulgação e conscientização do evento, e de outro a morosidade do Poder Público, que ainda dependemos para a realização da Semana.
Ricardo Biazotto (Over Shock) - Em 2012, durante entrevista realizada para a divulgação da III Pin Pin de Literatura “Edgard Cavalheiro”, você comentou que a população pinhalense teria um verdadeiro curso de literatura ao longo dos três dias de evento. A Semana Edgard Cavalheiro terá uma programação ainda mais variada, então o que o pinhalense pode esperar desse evento?
João Rozon - O evento está alicerçado na literatura, com o melhor que há em termos de palestrantes, são palestras de alto nível e com certeza todos vamos aprender muito nesta semana. Agora, denominada Semana Edgard Cavalheiro, o evento já tomou uma grande dimensão e estamos vendo os reflexos pela manifestação dos participantes inclusive dos visitantes da região que estão elogiando muito o evento, e que outras cidades devem nos imitar.
Ricardo Biazotto (Over Shock) - Se comparada com outros eventos realizados pela Casa do Escritor, quais são as principais novidades da I Semana Edgard Cavalheiro?
João Rozon - A novidade é que agora o evento será realizado de segunda a domingo (uma semana) e a participação do Departamento de Educação, que é fundamental, pois nosso objetivo proporcionar às crianças, jovens e professores o melhor que há em termos de literatura, pois só assim, através da leitura, participação, conscientização, estaremos formando uma juventude com qualidades intelectuais, humanas e despertando o amor pelas coisas bonitas e saudáveis da vida.
Ricardo Biazotto (Over Shock) - Além das palestras e apresentações culturais, o evento contará ainda com uma homenagem ao professor e escritor Moacir Amâncio, ganhador do Prêmio Jabuti. Gostaria que você comentasse um pouco sobre o que motivou a realização dessa homenagem.
João Rozon - O Moacir Amâncio é meu amigo de longa data, é um pinhalense que sempre esteve ligado aos movimentos culturais de nossa cidade, e desde o início (quando tive a ideia de realizar este evento literário em nossa cidade, conversei longamente com ele) que não mediu esforços para contatar escritores, sugerir ideias e estar aqui presente nos ajudando pessoalmente e contribuindo com suas palestras e livros. Assim, se criou um grande laço de amizade entre ele e o evento, até já dizemos a ele que ele é um dos padrinhos da Semana Edgard Cavalheiro. Então, considerando que é um pinhalense que mora em S. Paulo, super ocupado, e que se dispõe sempre a comparecer e nos ajudar, nada mais justo do que prestarmos esta Homenagem a Ele.
Ricardo Biazotto (Over Shock) - Você pretende realizar outros tipos de eventos, em nome da Casa do Escritor, para a divulgação do trabalho de Edgard Cavalheiro? E em relação a Semana Edgard Cavalheiro, quais são seus objetivos para as próximas edições?
João Rozon - Pretendo sim realizar mais eventos, um deles é fazer um grande concurso a nível municipal, com o propósito da participação de toda rede de ensino (pública e privada) com o Tema “Edgard Cavalheiro” – Um ilustre pinhalense. Para as próximas edições em relação a Semana Edgard Cavalheiro, pretendo fazer um projeto que englobe desde recursos necessários ( com leis de incentivo à cultura, como também trabalhar na divulgação do evento a nível nacional. Instituindo-se, como proposto nesta Semana que estamos realizando, também o Prêmio Nacional “Edgard Cavalheiro”.
Ricardo Biazotto (Over Shock) - Muito obrigado, Rozon! Espero que tenha gostado da entrevista e que os leitores do blog Over Shock (e da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”) aproveitem ao máximo a cobertura realizada com o objetivo de divulgar o evento e o trabalho desse grande escritor pinhalense.
Para encerrar, deixo o espaço para que você mande uma mensagem aos leitores e faça um convite especial para que eles participem desse evento preparado com tanto carinho pela Casa do Escritor e todos os seus parceiros.
João Rozon - Agradeço aos meus companheiros da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, em especial a você Ricardo, ao Paulo Romão e demais membros que muito contribuíram para a realização da Semana, principalmente no documentário, na divulgação e cobertura do evento.
Convido a todos amantes da Literatura, Cultura, e aqueles que querem uma sociedade melhor, que participem e levem seus amigos, filhos, esposa e que somente assim, juntos podemos construir, transformar e esperar das futuras gerações pessoas de bom coração, com sentimentos, e que tenham amor em tudo que fizerem.
Obrigado a todos os parceiros que ajudaram na Realização desta Semana tão sonhada. A A.A.T.A. _ Associação dos Amigos do Theatro Avenida, na pessoa da Ana Tereza C. Leite, a UNIPINHAL, na pessoa da Pró-Reitora Dra. Valéria Torres, a Casa do Escritor P. E. Cavalheiro, ao Departamento de Cultura de E.S.Pinhal, ao Sr.Prefeito José B. de Oliveira, ao vice-prefeito João B. Detore pela força que nos deu em todas as reuniões, ao Departamento de Educação na pessoa da Prof. Dirce.
Muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário