quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Audição para o espetáculo O Auto da Compadecida é anunciada em reunião da Casa do Escritor

Na noite de quarta-feira (27), foi realizada no prédio da Biblioteca e Museu Municipal "Dr. Abelardo Vergueiro César" a 496ª reunião da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", e a exemplo da reunião da última semana, novos projetos foram apresentados.

O escritor e professor Paulo Romão comentou sobre o curso de línguas que será ministrado para alunos de escolas públicas na E. E "Cardeal Leme", além de falar sobre o início das inscrições para o espetáculo O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que deve ser apresentado pela Cia. Viva Arte entre junho e julho de 2013. Para o espetáculo, o grupo teatral oferece pouco mais de 30 vagas, divididas entre onze personagens e figurantes/corpo coreográfico. O período de inscrição vai até o próximo dia 15 de março, e os interessados devem enviar um e-mail para companhia_viva_arte@hotmail.com com os dados solicitados no banner abaixo. Os testes, que consistem na apresentação do material estudado, cenas de improviso e entrevista com a banca, serão realizados no dia 17, às 13h.

Dando sequência a reunião dessa quarta-feira, os membros apresentaram poemas e crônicas, falando sobre a morte, saudade, atualidade e também sobre o caso que aconteceu na última semana em Oruro, na Bolívia, quando durante um jogo entre San José e Corinthians, um torcedor do time da casa morreu após ser atingido por um sinalizador em partida válida pela Libertadores da América de 2013.

Foi comentado ainda sobre a visita à Pinhal do crítico de música Zuza Homem de Melo, além de serem apresentados os livros Pedaços e Sonhos, de Luis Antônio de Filippi Chaim, e Erro de Descartes, escrito por Antônio R. Damásio.

Os membros da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (06) às 20h, também no prédio da Biblioteca e Museu Municipal.
Foto: Divulgação
Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" discutirá sobre Capitães de Areia, de Jorge Amado

Como foi anunciado na primeira reunião do ano da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", na última quarta-feira (20), dois membros se uniram e criaram um projeto de incentivo a leitura, que envolverá pessoas de várias partes da cidade: o Clube do Livro "Edgard Cavalheiro".

Depois de uma reunião para apresentar o projeto, que aconteceu em meados de janeiro e contou com a presença da imprensa e de políticos, o Clube do Livro voltou a se reunir na noite do último sábado (23), na Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence, onde foram definidos os principais detalhes do encontro que acontecerá em 23 de março. O livro escolhido para discussão foi Capitães de Areia, de Jorge Amado, já que faz parte da lista de livros que caem em alguns dos principais vestibulares do país.

Cia. das Letras - 2008
Jorge Amado é um dos mais importantes autores da nossa literatura. É também o autor brasileiro de ficção mais traduzido no mundo e o mais adaptado da televisão brasileira. Em 1994, a obra de Jorge Amado foi reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da literatura de língua portuguesa.

Lançado em 1937, Capitães de Areia causou polêmica na época, por isso teve alguns exemplares queimados em praça pública e foi impedido de circular no país. Mas a polêmica foi superada, e mesmo após sete décadas, o livro continua atual e encantando os leitores que foram seduzidos pelo grupo de meninos que buscam a liberdade. Com uma narrativa de cunho social, Capitães de Areia possui uma linguagem coloquial e mostra a camada oprimida da sociedade baiana, além de ser um dos principais títulos da primeira fase da carreira de Jorge Amado, fase em que era clara a preocupação social do autor.

Após ser apresentado um pequeno resumo da obra e também do autor, os idealizadores do projeto falaram sobre as regras do Clube do Livro, bem como a forma em que acontecerá os empréstimos de exemplares na Biblioteca Municipal, lembrando que o projeto tem total apoio da Diretora de Cultura e Turismo, Rosa Cavagnolli. Os membros do grupo terão uma carteirinha especial, para que assim seja mais fácil o empréstimo, bem como a leitura dos livros escolhidos para discussão.

Por fim, foi anunciado um concurso de desenho sobre Capitães de Areia. As pessoas interessadas devem elaborar um desenho que contenha uma crítica, ou cena do livro a ser discutido, lembrando que é essencial o lado técnico e inovador do trabalho, que será avaliado no dia do próprio encontro. O autor do trabalho escolhido ganhará prêmios, incluindo livros de grandes editoras brasileira.

Como citado, o encontro sobre o livro Capitães de Areia será realizado no sábado, dia 23 de março, dia em que acontecerá a discussão sobre a estrutura da narrativa, o conceito histórico, social e político da obra, bem como os personagens e outros trabalhos baseados na obra em questão. Além do apoio do Departamento de Cultura e Turismo da cidade, o Clube do Livro conta também com o apoio da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", o Grupo de Debate da E. E. "Cardeal Leme", a Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence e do blog literário Over Shock.

Para mais informações, confirme sua presença no Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" através do evento no Facebook.

Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Membros da Casa do Escritor iniciam o ano de 2013 com a apresentação de projetos

Durante pouco mais de dois meses, a Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" deu uma pausa em suas atividades, mas esse tempo serviu para a elaboração de novos projetos visando a valorização da literatura, projetos esses que foram apresentados na noite de quarta-feira (20) na primeira reunião do ano de 2013.

Diferente do ano anterior, quando as reuniões aconteceram no antigo prédio do Casarão, a primeira reunião de 2013 aconteceu na Biblioteca e Museu Municipal "Dr. Abelardo Vergueiro César" e contou com a presença de dez pessoas, incluindo a professora e historiadora Valéria Torres, pró-reitora do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL), e que esteve presente para apresentação de futuros projetos entre a Casa do Escritor e a instituição de ensino.

Antes de passar a palavra para a historiadora, o presidente da Casa do Escritor, João Batista Rozon, deu as boas-vindas a todos os membros, revelando o desejo de que o ano que se inicia seja repleto de realizações para todos os membros e concluindo dizendo que "quando uma se fecha, duas portas e três janelas são abertas", fazendo alusão a existência de três janelas na sala usada para essa primeira reunião.

Foto de Profº Elias Carlos Rodrigues
Quando o João Rozon passou a palavra para Valéria, ela revelou o motivo de sua ilustríssima presença: apresentar projetos ligados a cultura pinhalense. Antes de comentar sobre a parceria, ela disse sobre a ida da Companhia de Espetáculos Viva Arte, que se apresentou nas festividades de 167 anos da cidade, para a sede da UNIPINHAL, onde o grupo teatral terá uma sala para realização de seus trabalhos, e por fim disponibilizou a biblioteca da universidade para os membros Casa do Escritor. A historiadora também fez um breve comentário sobre outros projetos da nova fase da universidade, que nos últimos anos vem passando por mudanças visando o melhor para os estudantes.

Em seguida, ainda com a palavra, Valéria Torres convidou a todos para participar de uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira (22), às 19h30, na UNIPINHAL. Essa reunião, que contará com a presença de Rosa Cavagnolli, Diretora de Cultura e Turismo de Espírito Santo do Pinhal, e João Detore, vice-prefeito municipal, terá o objetivo de ouvir o que todas as pessoas ligadas a cultura têm a dizer, usando desse encontro para a criação de projetos que possam transformar a cultura da cidade. Além disso, nesse encontro será apresentado um curso gratuito para criação de projetos culturais, que será ministrado em breve pela própria historiadora.

Seguindo com um encontro descontraído, os membros continuaram comentando sobre outras atividades, e na primeira oportunidade, João Rozon disse que seu antigo desejo de criar um memorial sobre Edgard Cavalheiro, bem como a semana em homenagem ao escritor pinhalense, pode estar perto de ser realizado, já que o projeto saiu do papel e a nova administração municipal, que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro, deu o apoio necessário. Para a Semana Edgard Cavalheiro, a Casa do Escritor continuaria com os parceiros do último ano, e contaria com oficinas, projetos acadêmicos, palestras e participação de grandes escritores brasileiros, substituindo assim o Pin Pin de Literatura, evento que em 2012 teve sua terceira edição.

Por fim, Eduardo Rezende e Ricardo Biazotto apresentaram o Clube do Livro "Edgard Cavalheiro", projeto que terá sua primeira reunião realizada no próximo sábado (23) e tem como principal objetivo o incentivo da leitura aos jovens, sobretudo estudantes em fase de vestibular. O Clube do Livro, considerado pelos idealizadores "filho" da Casa do Escritor e do Grupo de Debates do Programa Escola da Família da E.E "Cardeal Leme", se reunirá mensalmente para discussão sobre a estrutura literária de conhecidas obras nacionais e internacionais, como também o conceito histórico e social por trás dos títulos escolhidos por seus membros. Ricardo Biazotto ainda apresentou a Semana do Livro Nacional, que acontecerá em várias partes do país entre 20 e 28 de julho, e sugeriu a possível participação de Espírito Santo do Pinhal nesse projeto.

A próxima reunião da Casa do Escritor acontece na quarta-feira (27), no prédio da Biblioteca e Museu Municipal "Dr. Abelardo Vergueiro César".

Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)