Durante pouco mais de dois meses, a Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" deu uma pausa em suas atividades, mas esse tempo serviu para a elaboração de novos projetos visando a valorização da literatura, projetos esses que foram apresentados na noite de quarta-feira (20) na primeira reunião do ano de 2013.
Diferente do ano anterior, quando as reuniões aconteceram no antigo prédio do Casarão, a primeira reunião de 2013 aconteceu na Biblioteca e Museu Municipal "Dr. Abelardo Vergueiro César" e contou com a presença de dez pessoas, incluindo a professora e historiadora Valéria Torres, pró-reitora do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL), e que esteve presente para apresentação de futuros projetos entre a Casa do Escritor e a instituição de ensino.
Antes de passar a palavra para a historiadora, o presidente da Casa do Escritor, João Batista Rozon, deu as boas-vindas a todos os membros, revelando o desejo de que o ano que se inicia seja repleto de realizações para todos os membros e concluindo dizendo que "quando uma se fecha, duas portas e três janelas são abertas", fazendo alusão a existência de três janelas na sala usada para essa primeira reunião.
Foto de Profº Elias Carlos Rodrigues |
Em seguida, ainda com a palavra, Valéria Torres convidou a todos para participar de uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira (22), às 19h30, na UNIPINHAL. Essa reunião, que contará com a presença de Rosa Cavagnolli, Diretora de Cultura e Turismo de Espírito Santo do Pinhal, e João Detore, vice-prefeito municipal, terá o objetivo de ouvir o que todas as pessoas ligadas a cultura têm a dizer, usando desse encontro para a criação de projetos que possam transformar a cultura da cidade. Além disso, nesse encontro será apresentado um curso gratuito para criação de projetos culturais, que será ministrado em breve pela própria historiadora.
Seguindo com um encontro descontraído, os membros continuaram comentando sobre outras atividades, e na primeira oportunidade, João Rozon disse que seu antigo desejo de criar um memorial sobre Edgard Cavalheiro, bem como a semana em homenagem ao escritor pinhalense, pode estar perto de ser realizado, já que o projeto saiu do papel e a nova administração municipal, que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro, deu o apoio necessário. Para a Semana Edgard Cavalheiro, a Casa do Escritor continuaria com os parceiros do último ano, e contaria com oficinas, projetos acadêmicos, palestras e participação de grandes escritores brasileiros, substituindo assim o Pin Pin de Literatura, evento que em 2012 teve sua terceira edição.
Por fim, Eduardo Rezende e Ricardo Biazotto apresentaram o Clube do Livro "Edgard Cavalheiro", projeto que terá sua primeira reunião realizada no próximo sábado (23) e tem como principal objetivo o incentivo da leitura aos jovens, sobretudo estudantes em fase de vestibular. O Clube do Livro, considerado pelos idealizadores "filho" da Casa do Escritor e do Grupo de Debates do Programa Escola da Família da E.E "Cardeal Leme", se reunirá mensalmente para discussão sobre a estrutura literária de conhecidas obras nacionais e internacionais, como também o conceito histórico e social por trás dos títulos escolhidos por seus membros. Ricardo Biazotto ainda apresentou a Semana do Livro Nacional, que acontecerá em várias partes do país entre 20 e 28 de julho, e sugeriu a possível participação de Espírito Santo do Pinhal nesse projeto.
A próxima reunião da Casa do Escritor acontece na quarta-feira (27), no prédio da Biblioteca e Museu Municipal "Dr. Abelardo Vergueiro César".
Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário