sábado, 29 de dezembro de 2012

Moacir Amâncio lança o livro Gol de Esquerda em festividade comemorando os 163 anos de Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal completou 163 anos na última quinta-feira (27) e para comemorar essa importante data, foram realizadas atividades que, apesar de simples, ressaltaram a riqueza cultural da cidade Rainha das Serras.

Organizado em parceria entre a Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", UNIPINHAL, Associação Amigos do Theatro Avenida (AATA) e Departamento de Cultura e Turismo, o evento aconteceu no Theatro Avenida e teve início pouco depois das 18h, contando com a presença de artistas, educadores, políticos (incluindo o prefeito eleito José Benedito de Oliveira, o Zeca Bene, e seu vice, João Detore) e do público em geral. Mais do que uma comemoração, o evento marcou também o lançamento em Pinhal do livro Gol de Esquerda*, do escritor israelense Ronny Someck e traduzido pelo pinhalense Moacir Amâncio, além do encerramento das atividades do Theatro Avenida em 2012.

Durante toda a noite, muito se falou sobre a importância de valorizar a cultura pinhalense, além de não deixar se perder a história da cidade, que no passado foi grande referência em toda a região. A primeira a subir ao palco foi Ana Tereza Leite, presidente da AATA e grande responsável pelos principais eventos realizados ao longo do ano no Theatro Avenida. Ana Tereza deixou clara a importância de projetos que dê valor a essa história pinhalense.

Em seguida, o poeta João Rozon subiu ao palco representando a Casa do Escritor e deu as boas vindas ao escritor Moacir Amâncio, de quem é grande amigo. Antes de passar a palavra ao nome da noite, Rozon disse faltar vontade, sobretudo de políticos, para que o rico papel cultural da cidade tenha o merecido valor e que para isso acontecer, deve existir uma união da população. Rozon ainda falou um pouco sobre a vida de Moacir Amâncio, citando o orgulho que ele sente de ser pinhalense e de lançar seu novo livro em sua cidade natal.

Em suas primeiras palavras, Amâncio disse se sentir comovido com tudo o que foi falado por João Rozon e aproveitou para apresentar ao público presente um pouco da vida do poeta Ronny Someck, que esteve recentemente no Brasil participando da Jornada de Poesia do Oriente. Fazendo pequenas análises de alguns poemas de Someck, o poeta pinhalense falou um pouco sobre o livro Gol de Esquerda e ainda disse que Someck trabalha sem metas, seguindo apenas sua inspiração. Ainda com o clima poético, o evento prosseguiu com a declamação de algumas poesias do poeta israelense mais traduzido no mundo.

O Coral Pinhalense e o Grupo Novo Horizonte também se apresentaram e, para encerrar a grande noite, a Companhia de Espetáculos Viva Arte reapresentou a peça teatral O Rico Avarento, sucesso na abertura do III Pin Pin de Literatura "Edgard Cavalheiro", realizado em setembro. Mas, diferente do que ocorreu no evento anterior, a peça ganhou um novo final e conquistou a todos os presentes, que se divertiram com as principais mudanças e com a forma simples, e inusitada, que os atores fizeram uma homenagem ao aniversário da cidade.

Moacir Amâncio, que sempre participa das atividades realizadas pela Casa do Escritor, deixou uma mensagem ao poeta João Rozon. Amâncio disse com exclusividade ao blog: "Ele (Rozon) é um homem que dedica sua atividade a cultura, em todas as suas modalidades, mas, sobretudo é voltado para a literatura, para os estudos, ficção e poesia. Esse batalhador, este homem de ação e também empreendedor de iniciativas, a gente vê que ele é mesmo, no final das contas, um homem de palavra, ele luta pela palavra e com a palavra".

*Para adquirir o livro Gol de Esquerda, acesse o site da Annablume Editora clicando aqui.

Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário