quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Grupo teatral faz adaptação da obra de Samanta Holtz

Samanta Holtz (Foto: Du Arantes)
“A Contadora de História” será a próxima produção da Cia. Viva Arte. O grupo teatral de Espírito Santo do Pinhal será responsável pela adaptação para os palcos do conto homônimo escrito por Samanta Holtz, escritora que publicou em agosto o livro “Quando o amor bater à sua porta”, pela editora Arqueiro.

O conto “A Contadora de Histórias” foi publicado originalmente na coletânea Crisálida, organizada por Lycia Barros em parceria com a plataforma de leitura Widbook. Segundo Samanta, ao surgir o convite para integrar a antologia ela pôde “revisar a história, reestruturá-la e fazer algumas alterações, como batizar o pai do protagonista com o nome do meu bisavô, Antonio Bonini”. “Foi uma pequena homenagem ao meu pai e à família dele, que sempre admirei pelo espírito trabalhador e empreendedor, tal qual do personagem”, explicou.

Ao comentar sobre a emoção de o seu conto ganhar vida nos palcos, a escritora destacou que quando a Cia. Viva Arte escolheu adaptar a sua história, “tornou real um dos vários sonhos que carrego, que é ver minhas histórias nos teatros”.

A produção
Com roteiro e direção dos pinhalenses Ricardo Biazotto e Eduardo Martins, respectivamente, a peça “A Contadora de Histórias” tem como protagonistas Daniela Agostini e Igor Sitor. A pré-estreia do espetáculo está marcada para 17 de setembro, durante a IV Semana Edgard Cavalheiro, quando acontecerá também um bate-papo, com o tema Das páginas para os palcos, entre a escritora Samanta Holtz, uma das principais atrações do evento, e parte da equipe de produção do espetáculo.

Dani Agostini (Foto: Reprodução)
Daniela Agostini comentou as dificuldades de se dar vida a Laila, destacando a sensualidade exigida de sua personagem e o contato com uma segunda pessoa. “Tivemos que tomar todo cuidado para não ficar algo forçado e passar a realidade em cena. Mesmo acostumada com anos de teatro e ter um vínculo de amizade com meus colegas, essa foi a parte mais difícil para mim”.

A personagem Laila será também a primeira protagonista de Daniela, atriz que interpretou, entre outras personagens, a bruxa Cuca e a Compadecida. “Laila era uma personagem que não teria filmes ou vídeos para me espelhar; era uma personagem que eu seria a primeira a dar vida e não foi um desafio fácil”, concluiu.

Igor Siton, por sua vez, lembrou que a peça segue um “contexto adulto antes nunca exercido pelo grupo. Um desafio que mostrou a união e o comprometimento de uma companhia de teatro”.

SERVIÇO
A Contadora de Histórias
17 de setembro, às 19h (dentro da programação da IV Semana Edgard Cavalheiro)
Local: Theatro Avenida
Endereço: Avenida Oliveira Mota, 50 - Centro
Espírito Santo do Pinhal-SP

Igor Siton (Foto: Reprodução)
Sinopse do espetáculo
Rio de Janeiro, década de 50.
Seu Bonini (Adriano Delehan) sempre deu uma vida de mordomias ao seu filho Arnaldo (Igor Siton), porém as bebedeiras do jovem o levaram a tomar uma decisão: entregar uma maleta de dinheiro ao filho e dar um prazo para que ele prove ser capaz de administrar a sua própria vida.
Empolgado pela possibilidade de continuar se divertindo às custas do pai, Arnaldo vai com seus amigos ao bordel da Madame Lucinda (Ângela Tiburcio), onde ele conhece Laila (Dani Agostini). Mas Arnaldo logo percebe que Laila não é o tipo de garota que trabalharia em um bordel por vontade própria, por isso sugere que ela lhe conte uma história. Uma linda história de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário