quinta-feira, 21 de março de 2013

Durante o mês de março, membros prestam homenagens, apresentam projetos e organizam as festividades da 500ª reunião da Casa do Escritor

Ao longo do mês de março aconteceram três reuniões da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", e como vem se repetindo desde a primeira reunião do ano, os encontros se realizaram na Biblioteca e Museu Municipal "Dr. Abelardo César". O mês foi dedicado para apresentação de projetos, memórias, homenagens e principalmente aos preparativos para a comemoração da 500ª reunião da Casa do Escritor, que em 2013 completa treze anos.

Em 06 de março, o presidente da Casa do Escritor, João Batista Rozon, iniciou as atividades da noite comentando sobre uma publicação do jornalista, professor, poeta e tradutor pinhalense Moacir Amâncio na Revista Brasileira, organizada pela Academia Brasileira de Letras. Publicada no último trimestre de 2012, a 73ª edição da Revista Brasileira contou com uma série de poemas escritos por Amâncio, que nessa edição da revista comentou sobre o trabalho realizado por um tradutor: "Traduzir é, em princípio, escrever com inspiração alheia, sim, mas isso não quer dizer que a inspiração própria fique anulada ou fora. Nada é possível sem inspiração, a partir da escolha do autor a ser traduzido até a palavra que se pretende primeira, ou última", disse ele.*

Ainda no dia 06, membros da Casa do Escritor aproveitaram a oportunidade para homenagear o cantor Alexandre Magno Abrão, o Chorão, líder do Charlie Brown Jr., que foi encontrado morto na madrugada daquele mesmo dia. Mas foi o escritor José Geraldo Motta Florence quem proporcionou o momento mais especial da noite, quando comentou e leu um trecho do conto A Ópera, escrito por ele na década de 40 e que o mesmo reencontrou depois de décadas.

Na quarta-feira seguinte, 13, Ricardo Biazotto informou aos presentes sobre a seleção de contos para antologias que serão lançadas no evento Livros em Pauta, organizado pelo escritor Edson Rossatto. Serão cinco antologias promovidas pela Andross Editora, entre elas Sonhos Lúcidos (Contos Fantásticos), Amores (Im)possíveis (Contos de Amor), Mentes Inquietas (Contos Sobrenaturais, de Suspense e de Terror), Mascotes (Contos sobre Cães, Gatos e Outros Animais de Estimação) e Boleiros (Contos sobre Futebol).** Na sequência, Biazotto ainda comentou sobre a conclusão da escrita de seu primeiro romance, Os Irmãos Fracalossi, ainda sem previsão de publicação.

O dia 14 de março é um dia especial para os poetas, já que se comemora o Dia Nacional da Poesia, uma homenagem ao poeta Castro Alves. Não se esquecendo dessa importante data, Eduardo Rezende aproveitou a reunião da noite do dia 13 e parabenizou a todos os poetas antecipadamente, enquanto Elias Carlos Rodrigues convidou a todos para participar de um evento idealizado pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL) em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março. O evento acontecerá na Praça da Independência no próximo sábado, 23, e terá como principal objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Ainda nessa noite, o músico João Batista comentou sobre um projeto em que está contando com o apoio do professor Paulo Romão, responsável pela elaboração e escrita de uma biografia do próprio músico, que diz ter uma bonita história e por isso sempre sonhou em publicar um livro para passar sua experiência de vida para as demais pessoas.

Luís Cláudio Campos, que na última edição do Pin Pin de Literatura “Edgard Cavalheiro” lançou um DVD sobre a história da cidade Rainha das Serras, apresentou o seu novo projeto, que dessa vez terá como foco a história do café em nossa cidade. Segundo Luís Cláudio, ele está iniciando a busca por apoiadores para esse projeto e sua intenção é lançá-lo, no mesmo formato do anterior, no mês de maio, quando se comemora o Dia Nacional do Café. Ele ainda comentou sobre um segundo projeto, dessa vez para a divulgação do trabalho de membros da Casa do Escritor, projeto esse que ainda está sendo estudado.

Por fim, na noite do dia 20, os membros voltaram a se reunir e iniciaram suas atividades com os preparativos para as festividades em comemoração a 500ª reunião da Casa do Escritor, que acontecerá na última quarta-feira de março. A festa, que contará com a presença de membros e seus respectivos convidados, acontecerá na própria Biblioteca Municipal, seguindo os moldes da confraternização realizada na última reunião de 2012, em 28 de novembro. A atual confraternização terá a apresentação de um vídeo com a história da Casa do Escritor, além de leitura de textos dos principais movimentos literários no Brasil, entre eles o barroco, parnasianismo, romantismo, realismo, simbolismo e modernismo.

Representando a Academia Sanjoanense de Letras, da qual faz parte desde 1994, o poeta João Batista Rozon apresentou as principais informações sobre o XXI Concurso Literário de Poesia e Prosa organizado pela instituição presidida por Lucelena Maia. O concurso premiará participantes em três categorias, envolvendo quatro faixas etárias***.

Encerrando a noite, Elias fez a leitura de uma reportagem publicada no jornal A Cidade sobre o Projeto Conexão CX. O projeto é voltado aos jovens e visa debates e trabalhos sociais, esportivos e religiosos. Elias ainda destacou que os membros participantes se encontraram na praça Mauro Del Guerra, atrás do UNIPINHAL, e que é uma forma de afastar esses jovens das drogas e outros males da atual sociedade, incluindo a depressão.

Durante as três reuniões do mês de março, os membros da Casa do Escritor ainda fizeram a leitura de textos próprios, como é o caso de Saudade deveria ser com “L” e Vinho (Paulo Romão) e O Poeta (João Batista Rozon).

Como citado, na próxima quarta-feira, 27, acontecerá a festa em comemoração a 500ª reunião da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, e seus membros convidam a todos para comemorar esse importante número para essa bonita história em prol da cultura pinhalense.

* Clique aqui e confira a versão online da Revista Brasileira.
** Os interessados podem saber mais informações sobre as antologias da Andross Editora clicando aqui.
*** Para maiores informações sobre o regulamento do Concurso de Poesia e Prosa da ALSJBV, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário