quinta-feira, 25 de abril de 2013

Casa do Escritor planeja um evento em parceria com o Cine Art Café e o Projeto Guri

Após as festividades em comemoração as quinhentas reuniões da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", seus membros voltaram a se reunir em quatro oportunidades ao longo do mês de abril. Voltando a ter suas reuniões na Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence, os membros da Casa do Escritor começam aos poucos a dar vida aos principais projetos que serão realizados ainda em 2013.

Um dos principais desejos é a criação de uma sede própria para a Casa do Escritor, e por isso a instituição busca o apoio do governo municipal para concretizar uma doação feita por um casal da família Florence.

Sempre com o objetivo de atrair jovens, a Casa do Escritor também planeja realizar uma parceria com o Cine Art Café e o Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro. Aproveitando a comemoração do centenário de Vinícius de Moraes (1913-1980), a intenção é levar os alunos do Projeto Guri para conhecerem o funcionamento da Casa do Escritor, assistir uma palestra sobre o poeta e compositor, além de dar a oportunidade de esses alunos conhecerem o cinema. O evento com os frequentadores do Projeto Guri, que agora é mantido por Thaís Rozon, deve acontecer no início do mês de maio. Para falar sobre seu trabalho no Projeto Guri, Thaís será uma das próximas entrevistadas do programa Patrícia Françoso com Você, transmitido todas as quintas-feiras, às 20h, pela rádio Comunidade Viva - AM 106, 3.

Detalhes sobre a IV edição do Pin Pin de Literatura "Edgard Cavalheiro", que deve ser realizado em agosto, também foram discutidos, além de apresentação de ideias para que o evento conquiste ainda mais sucesso.

Além da organização dos novos projetos, foi feita uma rápida homenagem ao cantor Renato Russo (1960-1996), que caso estivesse vivo teria completado 53 anos no último dia 27 de março. O Dia Nacional da Poesia, Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro foram lembrados ao longo do mês. Devido a essas datas importantes, o escritor José Geraldo Motta Florence foi convidado para ministrar uma paletra para jovens e comentou sobre a oportunidade, da qual foi muito bem recebido.

Um dos grandes objetivos da Casa do Escritor é a apresentação de novos autores, e por isso foi divulgado o livro Corações Entrelaçados, organizado por Leandro Schulai e com a participação da escritora pinhalense Carol Zambelli, de dezessete anos, que estreou no mercado editorial com a antologia de contos românticos. O pinhalense Pedro Marangoni, autor do livro Quimeras Incas: Uma Aventura na Amazônia, também foi lembrado.

Textos dos membros Fernando Campos Salles, Paulo Stefani, Eduardo Rezende, João Batista Rozon, Marly Bartholomei e Ricardo Biazotto, além dos escritores Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Edgar Rizzo, Álvares de Azevedo (1831-1852), Elton SDL e Ronny Someck, entre outros,  foram lidos e discutidos, sobretudo aqueles com teor filosófico e crítico.

Por fim, a Casa do Escritor comunica que o Programa Escola da Família da Escola Estadual "Cardeal Leme" está realizando uma campanha de agasalhos e pede a doação de agasalhos de cor azul marinho para formação do uniforme de inverno dos alunos da escola. Aqueles que puderem colaborar, podem levar os agasalhos na próxima reunião ou aos sábados e domingos na própria escola.

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, a próxima reunião da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" acontecerá apenas em 08 de maio. Antes disso, no dia 04, acontece o segundo encontro do Clube do Livro, que teve a data de seu encontro alterado devido a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, que acontecerá entre 27 de abril e 05 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário