domingo, 5 de maio de 2013

2º Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" - O que você anda lendo?

O que você anda lendo? Essa pergunta é frequentemente usada em grupos de leitores, porém também serve como um lema do Skoob, uma espécie de rede social destinada ao público leitor. Fundado em 2009, o Skoob (Books ao contrário) permite uma interatividade entre leitores e escritores iniciantes, que aproveitam as ferramentas disponibilizadas para troca de opiniões, discussões ou simplesmente divulgações. Foi o que aconteceu no 2º encontro do Clube do Livro "Edgard Cavalheiro", realizado na noite de sábado, 04, no prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence.

O encontro se iniciou por volta das 20h com um breve levantamento dos leitores no Brasil, que segundo pesquisa realizada recentemente, são representados por pouco mais de 55% da população. O número é baixo, porém não se compara a média de livros lidos ao longo de um ano: apenas 4,7. Com a intenção de realizar a média entre os presentes, que resultou em 5,6 livros em um mês, os participantes apresentaram a quantidade de livros lidos e em seguida divulgaram a obra lida nas últimas semanas que mais merece destaque.

Do clássico ao contemporâneo. O encontro reuniu estilos e épocas diferentes, começando pelo clássico da literatura brasileira Memórias de Um Sargento de Milícias, escrito por Manuel Antônio de Almeida e publicado em folhetins entre 1852 e 1853. Ao comentar sobre a obra, a leitora Ana Paula Ricci ressaltou o estilo descontraído do autor e a importância da obra, que não foge da atual realidade da sociedade brasileira. Após a apresentação do livro, ficou decidido que em breve Memórias de Um Sargento de Milícias também será discutido no Clube do Livro.

Uma das obras que mais chamaram a atenção no encontro foi Unhas, de Paulo Wainberg e lançado pela editora Leya. Narrando a história de um assassino que elimina paixões proibidas, o livro possui um teor pessimista e focos narrativos diferentes em cada uma de suas fases.

Também lançado pela editora Leya, A Morte da Luz, primeiro livro do aclamado escritor George R. R. Martin, foi lembrado e divulgado como uma obra surpreendente. Diferente de As Crônicas de Gelo e Fogo, que reúne as obras mais conhecidas do autor, A Morte da Luz é uma obra de ficção científica que narra uma história de amor inusitada, onde todos os personagens envolvidos em um "quadrado" amoroso buscam diferentes objetivos.

Saindo da ficção, foram apresentadas duas obras que mostram a realidade do jornalismo no Brasil: História Cultural da Imprensa (1800-1900), revelando dificuldades e detalhes sobre a imprensa no século XIX, e Showrnalismo - A Notícia como Espetáculo, que aponta casos em que a notícia deixou de ser apenas informação e se tornou algo parecido com capítulos de uma novela.

Depois de outras obras terem sido apresentadas, o escritor Edgar Allan Poe, um dos maiores gênios da literatura mundial, também foi lembrado. Paulo Romão comentou sobre as séries Contos de Edgar, de Fernando Meirelles, e The Following, criada por Kevin Williamson, ambas baseadas no trabalho de Allan Poe. Na sequência comentou sobre o conto O Barril de Amontillado, publicado em 1846.

Para encerrar o encontro, foi realizado o sorteio do livro Sonhe Mais, de Jai Pausch, e ficou decidido que o próximo encontro acontecerá no próximo dia 25 e terá como tema o livro O Cortiço, de Aluísio Azevedo, romance frequentemente cobrado em vestibulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário