domingo, 2 de junho de 2013

A emoção ao ler, escrever e ouvir

Apesar de duas artes distintas, a música e a literatura estão completamente ligadas, por isso juntas podem fazer inúmeras transformações, tanto pessoais quanto culturais. Para mostrar que com essa união a sociedade é quem mais se beneficia, a Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" recebeu na quarta-feira, 29, alunos do Projeto Guri para apresentar a palestra "Ler, Escrever e Ouvir".

Divididos em dois grupos, os alunos foram ao prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence acompanhados por professores e pela coordenadora Thaís Rozon, que ao ser entrevistada revelou ser importante para as crianças saberem que a Casa do Escritor "não é só a leitura e sim também a arte em geral".

Responsável por conversar com os alunos presentes, o professor e escritor Paulo Romão comentou que sua palestra tinha, entre outras coisas, o objetivo de mostrar a importância da leitura, da profissão do escritor e de grupos que lutem pela cultura, que existem, mas que, segundo ele, "não recebem o devido valor, não são devidamente, não reconhecidos, simplesmente conhecidos".

De uma forma bem descontraída, e usando de exemplos que fazem parte do entretenimento de jovens adolescentes, Paulo disse que escrever é "uma forma de registrar", por isso a grande relação que tem com a música, que registra através de sons. Ele ainda lembrou que existem várias formas de trabalhar com e pela literatura.

Além de comentar sobre a importância da leitura e de qualquer tipo de arte, independente de como ela se manifeste, Paulo contou um pouco sobre a história da Casa do Escritor, fazendo breve citação ao blog e explicando o símbolo da instituição; a história de Edgard Cavalheiro, falando sobre sua amizade com Monteiro Lobato e os projetos idealizados quando Edgard foi presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); e por fim de Vinicius de Moraes, poeta e músico que faz parte dos estudos dos alunos do Guri.

Feliz pelo retorno dos alunos, que transformaram a palestra em "um verdadeiro bate-papo", Paulo afirmou que é possível adequar a palestra para outras áreas além da música. "A grande vantagem da arte é essa: ela não tem limites. Então você pode relacioná-la a qualquer assunto", revelou.

O presidente João Batista Rozon também esteve presente e, ao agradecer a presença dos alunos e dos funcionários do Projeto Guri, recordou o conselho deixado pelo profº Agostinho Ferreira poucos dias antes de seu falecimento, ocorrido em 11 de maio. "Leiam, leiam, leiam e leiam", disse na ocasião.

Também em entrevista, Rozon disse que a intenção é unir "o Guri, a Banda Filarmônica Cardeal Leme, os grupos de coral, teatro, e ser uma coisa só", já que todos possuem dificuldades e "juntos com um fundo municipal destinado somente pra cultura" "tudo pode dar certo". Sobre a possibilidade dos alunos do Guri participarem de futuras reuniões, Rozon disse que "a Casa do Escritor é uma incubadora, então a pessoa frequentando, a gente vai estar discutindo todas as possibilidades que a criança, a pessoa tem, de estar participando, revelando o seu lado artístico". "Deixo aqui o meu apelo ao atual prefeito, aos vereadores, para que colaborem nesse investimento nas crianças", completou.

Ainda durante a palestra, Paulo Romão premiou alguns das crianças com exemplares de alguns livros, incluindo a Antologia Literária Pinhalense vol. 5, lançada em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário