quinta-feira, 6 de junho de 2013

Resumo do mês de Maio

Sem imaginar que dias mais tarde perderiam um de seus mais importantes membros, os atuais membros da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" realizaram na noite de 08 de maio uma visita ao profº Agostinho Ferreira, presente desde a primeira reunião da Casa, em 2000, e que se encontrava doente há vários meses.

Apesar de já muito debilitado, Agostinho falou com serenidade sobre sua vida, recordando lembranças do passado e mostrando, através do olhar, o quanto estava feliz por essa visita, que serviu como uma despedida de um grande homem e professor. Durante a visita, Agostinho concedeu uma entrevista ao blog e ainda cantou uma canção composta por ele em homenagem a cidade vizinha de Estiva Gerbi, que infelizmente não foi gravada. Ele ainda entregou uma cópia de uma poesia escrita em 1994 e pediu: "continuem trabalhando pela Casa do Escritor".

Agostinho veio a falecer no sábado, 11, após passar mal em sua residência, e isso pegou todos de surpresa, já que havia a intenção de novamente se reunir para repetir aquilo que tanto foi feito ao longo dos anos. E para prestar uma última homenagem a este membro que muito fez pela instituição, membros estiveram presentes no velório dando todo o apoio para a família enlutada e o presidente, João Batista Rozon, enviou um texto para a mídia da cidade, que foi divulgado em rádio e jornais.

Apesar da maneira como a morte de um antigo membro abalou a Casa do Escritor, os projetos atuais continuaram sendo discutidos e aconteceram as primeiras reuniões visando a organização da Semana Edgard Cavalheiro, que deve ser realizada entre 12 e 18 de agosto e incluirá o IV Pin Pin de Literatura, que tem como principal objetivo homenagear e resgatar a história de Edgard Cavalheiro.

Para também homenagear Edgard Cavalheiro, e mostrar para o pinhalense sua importância, a Casa do Escritor organizou uma palestra em parceria com os coordenadores e professores do Projeto Guri. Ministrada pelo escritor e professor Paulo Romão, a palestra foi realizada no prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence e mostrou aos jovens estudantes de música a importância de um escritor e principalmente do hábito da leitura. Nessa mesma palestra, Paulo comentou sobre a música na literatura e homenageou um dos maiores gênios da arte no Brasil: Vinicius de Moraes.

Além disso, durante as reuniões também foram apresentados textos dos membros, indicações de livros e comentários sobre política, cultura e educação, que caminham juntas. A música, através de composições de José Luiz Cavuto, e a história de Espírito Santo do Pinhal, através da leitura de trechos do livro O Romance de Pinhal, escrito por Marly Bartholomei, também foram lembradas.

No mês de junho a Casa do Escritor continua com suas reuniões, que são realizadas todas as quartas-feiras, a partir das 20h, no prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário