sexta-feira, 18 de outubro de 2013

7º Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" - Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)

Apesar de ter publicado um único livro, Manuel Antônio de Almeida (1831-1861) eternizou seu nome na literatura nacional, sendo inclusive escolhido como patrono da Academia Brasileira de Letras. Carioca nascido nos primeiros anos do Império, Manuel cursou a faculdade de Medicina, porém jamais exerceu essa profissão. Sua verdadeira vocação era com as palavras e, trabalhando como redator do jornal Correio Mercantil, publicou anonimamente e no formato de folhetins o clássico Memórias de um Sargento de Milícias.

Martin Claret - 2012
Obra de grande importância por marcar a transição entre o romantismo e o realismo da literatura brasileira, Memórias de um Sargento de Milícias divide opiniões, mas jamais deixou de ter sua importância, por isso a escolha para o debate o 7º encontro do Clube do Livro "Edgard Cavalheiro".

Realizado na noite de 28 de setembro, no prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence, o encontro procurou debater os temas e o estilo de escrita do autor, que por ter falecido precocemente, em um naufrágio que ocorreu em 1861, não teve outras obras publicadas que auxiliassem na caracterização de seu estilo.

Além do tema retratado por Manuel Antônio de Almeida em sua obra, muito se falou sobre a comparação com Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro debatido no mês de julho, ainda que sejam estilos e escolas literárias diferentes. A fluidez da leitura, mesmo com palavras arcaicas e de difícil compreensão, também foi relevante ao longo do debate, que destacou a agradabilidade da leitura da obra e também alguns dos temas retratados no livro, como a rotina da população de classe baixa.

Ao fim do debate, os membros presentes decidiram que o próximo encontro do Clube do Livro será realizado na noite de 30 de novembro, pulando assim o mês de outubro devido ao início dos principais vestibulares do país. O oitavo encontro será também o último de 2013 e terá o tema livre.

Confirme presença no evento clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário