sábado, 7 de setembro de 2013

6º Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" - Folclore: As Fantasias e Maravilhas da Literatura

Devido ao uso da imaginação e da exploração de elementos desvinculados do cotidiano humano, a literatura fantástica sempre teve um papel importante na formação de novos leitores.
 
Nos dias atuais, grande parte dos aficionados pela literatura diz ter iniciado essa paixão com a leitura de sucessos editoriais recentes, como as sagas Harry Potter e Crepúsculo, e também os já considerados clássicos, como As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis. Devido a essa importância, o Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" aproveitou o mês do folclore e realizou o seu sexto encontro, no último dia 23 de agosto, com o tema "Folclore: As Fantasias e Maravilhas da Literatura".

Ainda no início do encontro, foi apresentado um pequeno resumo sobre a literatura fantástica e maravilhosa, antes de uma discussão sobre a importância das fantasias e maravilhas na literatura. Segundo o escritor e professor Paulo Romão, "a literatura fantástica joga com a dúvida, enquanto a maravilhosa brinca com a certeza". Durante a discussão foi comentado ainda que esse estilo literário é importante "porque é o que as pessoas buscam ou querem viver".

Ao longo dos anos, a abrangência da literatura fantástica resultou na criação de inúmeros subgêneros, que também foram apresentados no início do encontro. Entre os subgêneros citados estão a High Fantasy (As Crônicas de Gelo e Fogo), Low Fantasy (Harry Potter), Mythical Fiction (Percy Jackson), Urban Fantasy (Os Instrumentos Mortais) e Medieval Fantasy (A Crônica do Matador do Rei).

Foto: Reprodução/Amazon
Após a apresentação dos subgêneros da fantasia, os participantes comentaram sobre os livros lidos especialmente para o encontro. Os já citados Harry Potter e As Crônicas de Nárnia foram lembrados, além de O Guia do Mochileiro da Galáxia, escrito por Douglas Adams, e A Menina que Semeava, de Lou Aronica. Entre os destaque é possível citar ainda a trilogia nacional Dragões de Éter, do escritor best-seller Raphael Draccon, e Baudolino, do italiano Umberto Eco.

Já no final os participantes entregaram seus trabalhos sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. Os desenhos participantes do concurso foram avaliados por todos os membros presentes na reunião do dia 28 da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro" e o criador do desenho escolhido ganhou um exemplar do livro Paperboy, de Pete Dexter.

Por fim, ficou decidido que o sétimo encontro será realizado no próximo dia 28 e o tema será o livro Memórias de um Sargento de Milícias, publicado por Manuel Antônio de Almeida entre 1852 e 1853, aproveitando o mês da Independência do Brasil.

Confirme presença no evento clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário